Réveillon: como fazer promessas realistas e conseguir cumpri-las!

Memória: Dicas de como melhorá-la.


Olá pessoal, como estão passando esse fim de ano? O natal já se foi e agora vem o ano novo. Muitas pessoas têm costume de utilizar a ideia do ano novo para começar uma nova ‘vida’ com promessas e novas metas.

Essa ideia é muito boa mas o grande problema é que são poucas as pessoas que conseguem seguir com o que elas se auto propõem por pensarem em metas muito irrealistas ou não conseguirem manter a ‘garra’ do ano novo.

Hoje vamos dar algumas dicas de como você pode manter suas metas e promessas mais realistas e conseguir cumpri-las.

17

Vamos lá?

Primeiramente quando estiver definindo suas metas e estiver mesmo empenhado com isso, pegue um pedaço de papel, um diário ou agenda para escrevê-las.

  • Antes de começar a escrever as suas metas do ano novo, escreva quais são para você as vantagens e desvantagens de continuar tendo o pensamento e/ou comportamento que quer alterar e quais seriam as vantagens e desvantagens de muda-lo. Esse passo é importante para que você avalie os benefícios da mudança e assim tenha mais ‘força’ para mudar.
  • Quando for escrever suas metas, escreva elas de maneira clara e mais específica possível. (ex: Emagrecer 10 kgs ao invés de Emagrecer bastante)
  • Escreva também como você saberá que atingiu essa meta, como você pode mensurar ela (ex: no caso de emagrecer, colocando o peso que quer perder ajuda bastante pois facilita você definir submetas como emagrecer 5 kg em 3 meses e em 6 meses conseguir a meta de 10 kg).
  • Pense se a meta que quer atingir é realista (ex: é possível emagrecer 10 kg em 6 meses? Será que para meu tipo físico não seria necessário 8 ou mais meses?). Colocar a meta de maneira realista evita frustrações durante o processo e ajuda estabelecer de maneira mais eficiente as submetas.
  • As metas têm relevância para você? Pense se suas metas são importantes para você. Volte na lista de vantagens e desvantagens e se certifique que os benefícios são positivos para você.
  • Estabeleça um tempo para atingir suas metas e praticar suas submetas. Pense em quanto tempo quer atingir a meta final e crie as submetas de acordo. Programe-se então para atingir uma submeta de cada vez. Fazendo isso, ajuda a não ficar tão ansioso com o resultado final e focar no aqui e agora, o que está mais perto e alcançável.

Sempre que tiver dúvidas do por que está fazendo as submetas e ficar desanimado e com vontade de desistir, leia o que escreveu sobre as vantagens de conseguir o que quer e as desvantagens de permanecer como está. Caso esteja muito difícil, volte nas metas e tente estabelecer algo mais realista e/ou mensurável.

Seguindo essas dicas, com certeza você vai conseguir estabelecer promessas mais realistas e se manter ‘na linha’ na hora de cumpri-las. Bom fim de ano e um ótimo ano novo.


Gostou deste post? Sinta-se a vontade para comentar e compartilhar nas suas redes sociais.

Até a próxima! ,)

Deixe um comentário