Natal: como não comer demais nesse Natal e não sair da dieta!

Memória: Dicas de como melhorá-la.


É Natal. Entra dezembro e já começamos a pensar em como vamos passar nossos dias de festas. O natal é muito esperado para nos reunirmos com a família e amigos numa grande celebração com a mesa muito farta de comida e bebida… e quem está de dieta? Muitas pessoas em dieta não conseguem se segurar ou falar para os parentes por causa da reação deles e com isso acabam saindo da sua dieta, se culpam e se sentem deprimidas.

Algumas ainda conseguem se recuperar no outro dia mas muitas acabam “largando tudo” e deixando para recomeçar no ano novo com uma nova promessa.

Esses pensamentos de “Tudo ou nada” e de deixar para depois são os grandes mantenedores do “efeito sanfona” e a pessoa acaba nunca saindo disso. Emagrece e engorda pois não consegue alterar o seu modo de pensar e de se comportar.

12

Hoje vamos falar algumas dicas rápidas para que você consiga se manter na dieta mesmo na fartura da ceia de natal.

  1. Se tiver vergonha para falar que está de dieta, ou quiser evitar chatices de parentes quando você revela a eles, diga apenas que você está tentando comer de maneira mais saudável. É algo para sua saúde e que você está tentando melhorar. A saúde de uma pessoa é muito importante e é mais difícil de argumentar e ‘forçar’ a pessoa a sair de seu comportamento saudável.
  1. Escreva em um cartão o motivo pelo qual quer emagrecer, as vantagens de emagrecer e/ou permanecer magro, as desvantagens de sair completamente da dieta. Se dê crédito de sua conquista até então e leia esse cartão sempre que sentir vontade de comer mais. Vá ao banheiro ou algum local recluso e leia o cartão em voz alta para você mesmo.
  1. Coma regularmente de três em três horas no dia anterior da véspera, na véspera e no natal. Não deixe de comer para comer mais durante a noite, isso faz com que você acabe comendo mais e comer demais à noite é pior do que de dia por conta de nosso metabolismo.
  1. Coma devagar e preste atenção no que você está comendo. Evite conversar muito enquanto come. Se tiver que conversar, solte o talher, converse, e volte a comer. Fazer isso ajuda nosso cérebro a reconhecer que estamos saciados e assim evitamos comer demais.
  1. Faça uma caminhada antes de comer em um ritmo um pouco acelerado e quando estiver comendo coma uma quantidade que seja possível fazer a mesma caminhada no mesmo ritmo depois de comer (não precisa fazer a segunda caminhada, mas observe se seu corpo conseguiria repetir ela). Se pensar que não conseguiria ou não sabe se conseguiria, você já comeu mais do que o suficiente.
  1. Evite comer na frente de mais alimentos para não sentir impulso de repetir o prato.
  1. Pense no custo de sair da dieta. Pense em você. Quando as pessoas insistem para você comer algo que sabe que não poderia, você pode achar que estaria magoando a pessoa se recusar, mas tente pensar no custo que comer um alimento que não faz parte da sua programação tem para você e sua dieta e qual o custo falar não tem para outra pessoa. Com certeza o custo maior é para você e seu corpo. A pessoa insistente pode até ficar chateada mas vai passar rápido.

Dica Bônus: Caso acabe comendo demais, procure não “jogar tudo para o alto”. Comer calorias a mais em um momento ou dia não irá atrapalhar a sua dieta se você entender onde errou, como evitar o erro novamente e voltar ao programa como se nada tivesse acontecido.

Agora, comer a mais por uma semana por ter abandonado a dieta, já que não conseguiu se segurar uma vez, irá sim atrapalhar sua dieta e seu progresso. Se tiver então um lapso, aceite ele pelo que é…. um lapso apenas, veja o que já conquistou até então e como está progredindo. 1 deslize não justifica abandonar 10 conquistas.

Então Bom Natal para você e se seguir essas dicas, com certeza você vai conseguir aproveitar as festas de fim de ano da melhor maneira possível e sem culpa.

Gostou deste post? Sinta-se à vontade para comentar e compartilhar nas suas redes sociais.

Até a próxima! ,)

Deixe um comentário